top of page
NOTEBOOKS – COMPUTADORES ANTI-ERGONÔMICOS

Os computadores portáteis, mais conhecidos pelas designações em inglês “notebook” ou laptop”, foram originalmente projetados para serem usados em tarefas rápidas, fora do ambiente normal de uso de um microcomputador, os “desktops”, como são designados em inglês.

 

Com o tempo, devido à inegável praticidade que os notebooks têm para acompanhar o usuário para onde quer que desejar, eles foram tomando lugar dos desktops, notadamente nas empresas. Assim, desenvolvidos inicialmente para serem usados ocasionalmente, passaram a ser uma ferramenta de trabalho de uso diário e constante.

 

Pode-se definir os notebooks como um computador essencialmente anti-ergonômico. Não há como se ajustar a tela e o teclado para ambos assumirem posições ergonomicamente adequadas. Se a tela for ajustada para uma posição correta, ficará praticamente impossível de se usar o teclado, que ficaria em uma posição elevada, já que tela e teclado estão ligados entre si.

 

Na posição normal de uso o notebook fica sobre uma mesa ou bancada de trabalho (e não consideramos aqui as situações em que o usuário coloca o notebook sobre o colo – daí o nome laptop), e com isto a cabeça obrigatoriamente terá que ser girada para baixo, para que o usuário possa ver a tela. E com o tempo normalmente surgem dores no pescoço ou nas costas, devido à posição inclinada da cabeça ser mantida por muito tempo, e quase que diariamente.

 

Os teclados dos notebooks são um caso à parte. Como todos os notebooks têm um grande espaço antes do teclado, para alojar o touchpad, não há como se fazer um ajuste para que fiquem em uma posição razoavelmente ergonômica. E como os usuários necessitam deixar o teclado próximos ao seu corpo, de maneira que não tenham que estender seus braços para digitar, nesta posição a tela ficará em uma posição bem incômoda, obrigando ao usuário girar mais ainda sua cabeça para baixo.

 

Mais recentemente começaram a aparecer no mercado adaptadores ou suportes para notebooks destinados a facilitar o uso diário, em especial nas empresas. Há vários modelos no mercado, alguns mais ergonomicamente adequados. Mas o importante é usá-los em conjunto com um teclado e um mouse acoplado ao notebook, o que permite ao usuário buscar uma posição ergonomicamente mais adequada para trabalhar.

 

Há também a possibilidade de simplesmente conectar um monitor, um teclado e um mouse ao notebook, e desta forma ele seria usado como um desktop enquanto estiver no local de trabalho. E quando o usuário necessitar se deslocar para outro lugar, uma sala de reuniões ou para viajar, por exemplo, bastaria então simplesmente desconectar o monitor, o teclado e o mouse para poder levar seu notebook para onde fosse necessário.

 

Embora a aquisição de um suporte adaptador, um monitor, um teclado e um mouse possa representar um custo adicional à compra do notebook, caso ele venha a ser usado intensivamente como ferramenta de trabalho, esta aquisição é extremamente recomendável, pois permitirá ao usuário trabalhar em posições ergonomicamente mais adequadas, algo impossível quando se usa somente o notebook.

 

Além dessas providências, e para que a proteção ergonômica seja mais ampliada, use um Apoio Ergonômico para Digitação EasyType, o que te ajudará a se prevenir contra o surgimento de problemas associados a Lesões por Esforço Repetitivo – LER.

 

É também necessário que o mobiliário seja ergonomicamente adequado, e quanto a isto leia também o artigo MOBILIÁRIO INADEQUADO AGRAVA AS CONDIÇÕES PARA CAUSAR LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO (LER).

bottom of page