top of page
MOBILIÁRIO INADEQUADO AGRAVA AS CONDIÇÕES PARA CAUSAR LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO (LER) 

Usuários intensivos de computadores têm o mobiliário inadequado como um grande inimigo para agravar as condições que propiciam o surgimento de LER. Cadeiras sem possibilidade de regulagem de altura e inclinação de encosto, sem braços com altura regulável, ou mesmo sem braços, e mesas ou bancadas sem possibilidade de regulagem de altura ou sem suportes escamoteáveis de teclado são alguns exemplos de problemas que cooperam para agravar as condições para o surgimento de LER. 

 

Uma cadeira adequada deve ser provida de braços com ajuste de altura, deve permitir que o usuário possa ajustar a altura do assento e a inclinação do encosto. O encosto deve proporcionar apoio para a região lombar, de forma a prevenir problemas na base da coluna, e deve poder ser travado na posição ergonomicamente correta para usuário. Cadeiras que têm encostos que inclinam para trás quando o usuário encosta neles devem ser simplesmente descartadas, pois a falta de apoio para as costas é um dos problemas que podem agravar o surgimento de LER. Cadeiras mais sofisticadas têm também regulagem longitudinal do encosto, o que permite que ele seja levado mais para frente ou para trás em relação ao assento, de modo a se adaptar às características físicas do usuário.

 

O assento deve ter uma inclinação mais pronunciada na região posterior, para evitar que faça uma indesejada compressão sobre a parte inferior das coxas do usuário, outro problema que pode agravar o surgimento de LER. É desejável que a cadeira possua também uma regulagem da inclinação do assento, para que este possa ser adaptado para as características do usuário. 

 

As mesas ou bancadas de trabalho podem também ser uma fonte de problema para os usuários. Com a grande a variação de altura das pessoas, é praticamente impossível que uma mesa ou bancada possa ser adequada para qualquer indivíduo. E se o usuário necessitar alterar a operação de digitação do computador para a escrita manual, o problema se torna mais complexo, pois altura adequada do plano para a digitação é inferior à altura adequada para o plano da escrita manual. 

 

Mesas e bancadas mais modernas permitem que o usuário possa regular a altura do tampo, de modo a se adequar às suas características físicas e às suas necessidades de trabalho, digitação ou escrita manual. Uma solução alternativa é prover as mesas ou bancadas com suportes escamoteáveis para teclado, o que permite ao usuário a possibilidade de ter à sua disposição tanto o plano adequado para digitação quanto o adequado para a escrita manual. 

 

Uma grande vantagem de se ter uma cadeira e uma mesa ou bancada bem adaptada para o usuário é que isto permite que ele possa assumir uma postura adequada ao digitar, o que contribui bastante para evitar o surgimento de problemas posturais que agravam os sintomas de LER. 

 

Os Apoios Ergonômicos para Digitação EasyType, por suas características intrínsecas, induzem os usuários a buscar uma postura correta ao digitar, e com isto, além de serem uma ferramenta poderosa para prevenir o surgimento de LER, ou auxiliar na regressão dos sintomas desta doença, auxiliam também na retirada de vícios posturais, que, com o passar do tempo, acabam trazendo dores e incômodos. 

 

Muitos dos usuários que testaram os Apoios Ergonômicos para Digitação EasyType relataram esta melhoria na postura, e consequente regressão nas dores que sentiam. Veja as Declarações que deram sobre suas experiências. 

 

Experimente você também! 

 

bottom of page